Monday 7 May 2018

Diretoria de opções de compra de ações


Conselho de Administração Corporativo Explicado.


Uma visão geral da responsabilidade, função e estrutura.


Se você mencionar o termo "conselho de administração", para o investidor médio, ele ou ela pode conjurar imagens de homens e mulheres bem vestidos, sentados ao redor de uma mesa de mogno, sorrindo de modo simpático. Isso é perfeitamente compreensível, já que muitos relatórios anuais apresentam, com destaque, fotografias brilhantes de tal cena.


Agora, peça ao mesmo investidor para descrever a responsabilidade primária do conselho de administração - por exemplo, o que os diretores individuais no conselho fazem ou o papel que o conselho desempenha em termos de envolvimento real nas atividades da empresa - e muito poucos serão capaz de lhe dar uma resposta definitiva.


De fato, embora seja de vital importância, as chances são boas de que eles não sejam capazes de explicar a diferença entre diretores executivos e diretores independentes, nem explicar por que essa distinção deve ser feita. Aqui está uma olhada no básico que você precisa saber sobre um conselho de diretores corporativo, para que você se sinta mais confortável com este órgão sempre que estiver pensando em fazer um investimento em sua empresa favorita, seja comprando ações ou comprando títulos.


O Propósito, Autoridade e Responsabilidade do Conselho de Diretores.


Embora tenham muitas responsabilidades, a principal responsabilidade de um conselho de administração corporativo é proteger os acionistas. ativos e garantir que eles recebam um retorno decente sobre seu investimento. O conselho de administração deve aos seus acionistas o mais alto dever financeiro sob a lei americana, conhecido como um dever fiduciário.


Em alguns países europeus, o sentimento é muito diferente, pois muitos diretores sentem que é sua principal responsabilidade proteger os funcionários de uma empresa em primeiro lugar, e os acionistas em segundo lugar.


Nestes climas sociais e políticos, a lucratividade corporativa fica em segundo plano em relação às necessidades dos trabalhadores.


A diretoria é a mais alta autoridade governativa dentro da estrutura administrativa de uma corporação ou empresa de capital aberto. É função do conselho selecionar, avaliar e aprovar remuneração adequada para o CEO da empresa, avaliar a atratividade e pagar dividendos, recomendar desdobramentos, supervisionar programas de recompra de ações, aprovar as demonstrações financeiras da empresa e recomendam ou desencorajam fortemente as aquisições e fusões.


A estrutura e composição do Conselho de Administração.


O conselho é composto de homens e mulheres individuais (os "diretores") eleitos pelos acionistas para mandatos de vários anos. Muitas empresas operam em um sistema rotativo, de modo que apenas uma fração dos diretores é eleita a cada ano. Eles fazem isso porque torna muito mais difícil que uma mudança completa na diretoria ocorra devido a uma aquisição hostil.


Na maioria dos casos, os diretores, 1.) têm interesse na empresa, 2.) trabalham na alta gerência da empresa (os chamados "diretores executivos", ou 3.) são independentes da empresa, mas são conhecidos por suas habilidades de negócios.


Não é incomum que os diretores estejam ligados a grandes fornecedores para fortalecer relacionamentos importantes. Por exemplo, você espera ver um funcionário de alto escalão da The Coca-Cola Company no Conselho de Administração da Corporação McDonald's ou vice-versa, considerando seu relacionamento mutuamente benéfico.


O número de diretores pode variar substancialmente entre as empresas. A Walt Disney Company, para fornecer uma ilustração, tem dezesseis diretores, cada um dos quais eleitos ao mesmo tempo para mandatos de um ano. Tiffany & amp; A empresa, por outro lado, tem apenas oito diretores em seu conselho.


Nos Estados Unidos, pelo menos cinquenta por cento dos diretores devem atender aos requisitos de "independência", o que significa que não estão associados ou empregados pela empresa. Em teoria, os conselheiros independentes não estarão sujeitos a pressões e, portanto, têm maior probabilidade de atuar nos acionistas. interesses quando esses interesses são contrários aos da administração arraigada. Muitos anos atrás, quando escrevi este artigo pela primeira vez, incluí uma passagem do relatório anual da General Electric de 2002, mostrando como a questão da independência do diretor foi abordada. Ainda é relevante hoje, então vou repeti-lo:


No âmago da governança corporativa, é claro, está o papel do conselho na supervisão de como a administração atende aos interesses de longo prazo dos acionistas e de outras partes interessadas. Uma diretoria ativa, informada, independente e envolvida é essencial para garantir a integridade, a transparência e a força de longo prazo da GE. Como resultado das mudanças de 2002, 11 dos 17 diretores da GE são "independentes". sob uma definição estrita, com uma meta de dois terços. & # 34;


Como funcionam os comitês no Conselho de Administração.


As responsabilidades do conselho de administração incluem a criação dos comitês de auditoria e remuneração. O comitê de auditoria é responsável por garantir que as demonstrações financeiras e os relatórios da empresa sejam precisos e usem estimativas justas e razoáveis. Os membros do conselho selecionam, contratam e trabalham com uma firma de auditoria externa. A empresa é a entidade que realmente faz a auditoria.


O comitê de remuneração define remuneração base, prêmios por opções de ações e bônus de incentivo para os executivos da empresa, incluindo o CEO. Nos últimos anos, muitos conselhos de administração têm sido criticados por permitir que os salários dos executivos atinjam níveis injustificadamente absurdos.


Em troca da prestação de seus serviços, os diretores executivos recebem um salário anual, uma remuneração adicional por cada reunião a que comparecem, opções de ações e vários outros benefícios. O valor total de honorários de diretoria varia de empresa para empresa.


Na época, isso foi originalmente escrito, Tiffany & amp; A empresa pagou a seus diretores uma remuneração anual de US $ 46.500,00, um adicional anual de US $ 2.500,00 se o diretor também for presidente de um comitê, uma taxa por reunião de US $ 2.000,00 para reuniões presenciais, uma taxa de US $ 500,00 por reunião telefone, opções de ações e benefícios de aposentadoria. Quando você considera que muitos executivos se sentam em várias diretorias, é fácil entender como suas taxas de diretoria podem chegar a centenas de milhares de dólares por ano.


Os diretores de remuneração recebem, juntamente com quaisquer outros benefícios, informações biográficas curtas, idade e nível de propriedade existente no negócio, que são encontrados em um documento especial conhecido como Declaração de Procuração. Geralmente, é considerado um bom sinal ter diretores com participação substancial no negócio sob seus cuidados, porque eles realmente andam na posição de acionistas externos em muitos aspectos.


Estrutura Societária e Seu Impacto no Conselho de Administração.


A estrutura de propriedade particular de uma corporação tem um enorme impacto na eficácia do conselho de administração para governar. Em uma empresa onde existe um acionista único e grande, essa entidade ou investidor individual pode efetivamente controlar a corporação. Se o diretor tiver algum problema, ele poderá recorrer ao acionista controlador.


Em uma empresa onde não exista acionista controlador, os diretores devem agir como se existissem e tentar proteger essa entidade imaginária em todos os momentos (mesmo que isso signifique demitir o CEO, fazer alterações na estrutura que são impopulares na administração ou transformar aquisições porque são muito caras).


Em um número relativamente pequeno de empresas, o acionista controlador também atua como CEO e / ou presidente do Conselho. Nesse caso, um diretor está completamente à vontade do proprietário e não tem uma maneira eficaz de anular suas decisões.


Devo pagar o conselho de administração da minha empresa?


Assim que você começar a convidar indivíduos para o conselho de administração da sua corporação, você será questionado sobre a remuneração. As pessoas que você pedirá para servir na diretoria de sua empresa são pessoas ocupadas, com seus próprios negócios. Eles têm um tempo limitado e estarão servindo como um favor para você, para ajudá-lo a começar seu negócio.


O que uma diretoria faz?


O conselho de administração de uma corporação supervisiona as principais decisões políticas, contrata executivos de empresas e tem deveres legais específicos em relação à corporação.


Os membros do conselho também podem ter alguma responsabilidade pelas decisões tomadas em nível corporativo.


Como os membros do conselho corporativo estão colocando seus conhecimentos para trabalhar para o seu negócio e estão tomando decisões em alto nível, parece razoável compensá-los pelo seu tempo.


Os membros externos do conselho (aqueles que também não são executivos da empresa) são normalmente remunerados, mas o nível e o tipo de remuneração dependem do tamanho e do tipo de corporação.


Possibilidades e Opções de Compensação do Conselho Corporativo.


Quase toda empresa compensa seus membros do conselho por despesas de viagem para participar de reuniões e retiros. Se o seu conselho é local, você pode não ter que gastar muito para viajar, mas se você tem diretores vindos de outra cidade, você deve compensá-los no mínimo por milhagem ou passagem aérea, hospedagem e diárias para despesas ocasionais.


Algumas empresas usam locais de reunião de diretoria como forma de recompensar seus membros.


Por exemplo, uma reunião de diretoria em um cruzeiro ou em um local exótico, torna o trabalho penoso das reuniões de diretoria um pouco mais palatável.


Diretores de pequenas corporações de capital fechado normalmente não são compensados ​​diretamente com dinheiro, porque há pouco dinheiro disponível para esse fim e porque eles geralmente estão dispostos a servir sem tal compensação direta.


Se um possível membro do conselho quiser ser compensado diretamente, essa pessoa provavelmente não será um bom membro do conselho, porque ele ou ela está mais interessado no dinheiro do que no serviço.


Para esses indivíduos, o nome deles no conselho de sua empresa e o trabalho pro bono que eles estão fazendo podem ser uma compensação suficiente.


Se a sua corporação é negociada publicamente, você pode oferecer opções de ações aos seus conselheiros. Um contrato deve ser assinado antes que as opções sejam concedidas, portanto, fica claro quando essas opções serão exercidas, o que acontece se o diretor sair e sob quais circunstâncias as opções de ações podem ser exercidas.


Diretores e Seguro de Responsabilidade de Diretores.


É uma boa ideia adquirir um seguro de responsabilidade para membros do conselho, especialmente aqueles com empresas públicas.


Por que não compensar diretamente os membros do conselho.


Você deve compensar os diretores diretamente pagando-os? Os diretores têm responsabilidade fiduciária e, sendo compensados, interfere nessa responsabilidade. Ser compensado pode ser considerado um conflito de interesse para diretores. No mínimo, faz com que os diretores trabalhem pelo dinheiro, não pelo benefício da empresa. Além de pagar por suas despesas, não há exigência de que você compense esses indivíduos.


Se você decidir compensar os membros do conselho - por reunião, por exemplo - prepare um contrato de compensação.


Dedução de remuneração para membros do conselho corporativo.


A remuneração paga aos membros do conselho e o reembolso das despesas incorridas com viagens e hotéis e outras despesas dos membros do conselho para participar de reuniões é uma despesa de negócios legítima e deve ser dedutível do imposto de renda.


Certifique-se de manter bons registros e separar as despesas pessoais dos membros do conselho. Por exemplo, se os membros estiverem viajando com cônjuges, as despesas do cônjuge não são despesas comerciais e não serão dedutíveis.


Conselho de Administração - B de D.


O que é um 'Conselho de Administração - B de D'


Um conselho de administração (B de D) é um grupo de pessoas eleitas para representar os acionistas. O mandato de um conselho é estabelecer políticas para a gestão corporativa e tomar decisões sobre os principais problemas da empresa. Toda empresa pública deve ter um conselho de administração. Algumas organizações privadas e sem fins lucrativos também têm um conselho de administração.


QUEBRANDO PARA BAIXO 'Conselho de Administração - B de D'


Em geral, a diretoria toma decisões como fiduciárias em nome dos acionistas. As questões que se enquadram no âmbito de uma diretoria incluem a contratação e demissão de executivos, políticas de dividendos, políticas de opções e remuneração de executivos. Além desses deveres, um conselho de administração é responsável por ajudar uma empresa a estabelecer metas abrangentes, apoiar funções executivas e garantir que a empresa tenha recursos adequados e bem gerenciados à sua disposição.


Estrutura Geral da Diretoria.


A estrutura e os poderes de um Conselho são determinados pelo estatuto de uma organização. O estatuto pode definir o número de membros da diretoria, a maneira pela qual a diretoria é eleita (por exemplo, pelo voto dos acionistas em uma reunião anual) e com que frequência a diretoria se reúne. Embora não haja um número definido de membros para um Conselho, a maioria varia de 3 a 31 membros. Alguns analistas acreditam que o tamanho ideal é sete.


O conselho de administração deve ser uma representação dos interesses da administração e dos acionistas e consistir de membros internos e externos.


Um diretor interno é um membro que tem em mente o interesse dos principais acionistas, executivos e funcionários, e cuja experiência dentro da empresa agrega valor. Um diretor insider não é compensado, mas muitas vezes já são executivos de nível C, grandes acionistas ou partes interessadas, como representantes de sindicatos.


Diretores independentes ou "externos" não estão envolvidos no funcionamento interno da empresa. Esses membros são reembolsados ​​e geralmente recebem um pagamento adicional por participar de reuniões. Idealmente, um diretor externo traz uma visão objetiva da definição de metas e da resolução de qualquer disputa da empresa. Considera-se crítico encontrar um equilíbrio entre diretores internos e externos em uma diretoria.


Estrutura do conselho pode diferir ligeiramente nas configurações internacionais. Em alguns países da E. U. e a governança corporativa da Ásia é dividida em dois níveis: um conselho executivo e um conselho de supervisão. O conselho executivo consiste de membros eleitos pelos funcionários e acionistas e é dirigido pelo CEO ou diretor executivo. Este conselho é responsável pelas operações diárias da empresa. O conselho de supervisão é presidido por alguém que não seja o diretor executivo e se preocupa com questões mais próximas daquelas com as quais um conselho dos EUA lidaria.


Métodos de eleição e remoção dos membros do conselho.


Embora os membros do conselho de administração sejam eleitos pelos acionistas, os indicados para nomeação são decididos por um comitê de nomeação. Em 2002, a NYSE e a NASDAQ exigiram que o comitê de nomeação consistisse de conselheiros independentes. Idealmente, os termos dos diretores são escalonados para garantir que apenas alguns diretores estejam em eleição em um determinado ano.


Remoção por resolução em uma reunião geral pode apresentar desafios. A maioria dos estatutos permite que um diretor revise uma cópia de uma proposta de remoção e, em seguida, responda a ela em uma reunião aberta, aumentando a possibilidade de uma divisão desagradável. Além disso, muitos contratos de diretores incluem um desestímulo à demissão - uma cláusula de pára-quedas de ouro que exige que a corporação pague ao diretor um bônus ao ser liberado.


Quebrar regras fundamentais pode levar à expulsão de um diretor. Estes incluem mas não estão limitados a:


Usando poderes de direção para algo diferente do benefício financeiro da corporação; Usando informações proprietárias para lucro pessoal; Fazer acordos com terceiros para influenciar a votação em uma reunião do conselho; e participar de transações com a corporação que resultem em um conflito de interesse.


Além disso, alguns conselhos corporativos têm condições de servir protocolos.


Plano de Opção de Compra de Ações.


O objetivo do Plano de Opção de Compra de Ações da Bombardier é recompensar os executivos com um incentivo para aumentar o valor do acionista, fornecendo-lhes uma forma de remuneração que está vinculada a aumentos no valor de mercado das ações subordinadas com direito a voto da Classe B.


A outorga de opções de compra de ações está sujeita às seguintes regras:


a outorga de opções não transferíveis para compra de ações com direito a voto subordinado Classe B não pode exceder, levando em conta o número agregado de ações subordinadas com direito a voto Classe B emitidas sob qualquer outro contrato de remuneração baseado em garantia da Corporação, 224.641.195; e em qualquer período de um ano, qualquer insider ou seus associados não poderá receber uma quantidade de ações que exceda 5% de todas as ações com direito a voto subordinado Classe B emitidas e em circulação.


As principais regras do Plano de Opção de Compra de Ações são as seguintes:


uma outorga de opções de ações representa o direito de comprar um número igual de ações subordinadas com direito a voto Classe B ao preço de exercício determinado; o preço de exercício é igual ao preço médio ponderado de negociação das ações subordinadas com direito a voto Classe B negociadas no TSX nos cinco dias de negociação imediatamente anteriores ao dia em que uma opção é concedida; as opções têm prazo máximo de sete anos e colete à taxa de 100% ao final do terceiro aniversário da data de outorga; o período de carência de três anos está alinhado com os cronogramas de aquisição dos planos RSU / PSU / DSU; se a data de vencimento de uma opção cair durante ou dentro de 10 dias úteis após o vencimento de um período de blecaute, essa data de vencimento será automaticamente prorrogada por um período de 10 dias úteis após o término do período de blecaute; e consulte as páginas “Disposições e alterações de controle” para o tratamento de opções de ações nesses casos.


Além disso, o Plano de Opção de Compra de Ações prevê que nenhuma opção ou qualquer direito em relação a ela será transferível ou atribuível de outra forma que não por vontade ou de acordo com as leis de sucessão.


Restrições adicionais e outras informações relativas ao DSUP de 2010 e ao Plano de Opção de Compra de Ações.


Nos termos do DSUP de 2010 e do Plano de Opção de Compra de Ações:


O número total de ações subordinadas com direito a voto da Classe B emitidas em tesouraria, juntamente com ações subordinadas subordinadas Classe B emitidas em tesouraria sob todos os outros acordos de remuneração baseados em garantia da Corporação, a qualquer momento, não pode exceder 10% do total emitido e em circulação. Ações de voto subordinado de Classe B e ações de Classe A; o número total de ações subordinadas com direito a voto da Classe B, emitidas pela tesouraria a insiders e suas coligadas, juntamente com ações subordinadas com direito Classe B emitidas de tesouraria para insiders e suas associadas sob todos os outros acordos de remuneração com base na garantia, a qualquer tempo. não exceda 5% do total de ações ordinárias subordinadas Classe B emitidas e em circulação; o número de ações subordinadas com direito a voto da Classe B emitidas de tesouraria para insiders e suas associadas, juntamente com ações subordinadas com direito Classe B emitidas de tesouraria a insiders e suas associadas sob todos os outros acordos de remuneração com base na garantia, dentro de um determinado ano. não poderá exceder 10% do total de ações ordinárias subordinadas Classe B emitidas e em circulação; uma única pessoa não pode ter DSUs cobrindo, ou opções para adquirir, conforme o caso, mais de 5% das ações subordinadas com direito a voto Classe B emitidas e em circulação; e o número total de opções de ações emitidas no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2016 (29.195.107 opções de compra de ações), como um percentual do número total de ações Classe A e ações subordinadas com direito Classe B emitidas e pendentes em 31 de dezembro , De 2016, é de 1,3%.


A partir de 14 de março de 2017, o status é o seguinte:


Incluindo um número de 403.000 ações emitidas de acordo com o exercício de opções de compra de ações outorgadas pelo Plano de Opção de Compra de ações para os diretores não-executivos da Bombardier, que foi extinto a partir de 1º de outubro de 2003. O número total de subordinados da Classe B as ações com direito a voto a serem emitidas de acordo com o Plano de Opção de Compra de Ações e o DSUP 2010 não poderão exceder, levando em consideração o número total de ações subordinadas com direito a voto Classe B emitidas sob qualquer outro contrato de remuneração baseado em garantia da Corporação, 224.641.195.


Direito de alterar o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações.


O Conselho de Administração poderá, sujeito ao recebimento das aprovações regulatórias e de bolsa de valores exigidas, alterar, suspender ou rescindir o DSUP 2010 e quaisquer DSUs outorgadas segundo o Plano de Opção de Compra de Ações e qualquer opção de compra em circulação, conforme o caso, sem obter a aprovação prévia dos acionistas da Corporação; entretanto, tal alteração ou rescisão não afetará os termos e condições aplicáveis ​​às opções de ações em circulação anteriormente concedidas sem o consentimento dos indicados, a menos que os direitos de tais opções tenham sido rescindidos ou exercidos no momento da alteração ou rescisão.


Sujeito a, mas sem limitar a generalidade do acima exposto, o Conselho de Administração pode:


encerrar, suspender ou encerrar o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações: rescindir o prêmio outorgado sob o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações; modificar a elegibilidade e a participação no DSUP de 2010 ou no Plano de Opção de Compra de Ações; modificar períodos durante os quais as opções poderão ser exercidas no âmbito do Plano de Opção; modificar os termos em que as concessões podem ser concedidas, terminadas, canceladas e ajustadas e, no caso de opções de ações apenas, exercidas; alterar as disposições do DSUP de 2010 ou do Plano de Opção de Compra de Ações para cumprir a legislação aplicável, os requisitos das autoridades reguladoras ou as bolsas de valores aplicáveis; alterar as disposições do DSUP 2010 ou do Plano de Opção de Compra de Ações para modificar o número máximo de ações subordinadas com direito Classe B que podem ser oferecidas para subscrição e compra sob o DSUP 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações após a declaração de dividendos, subdivisões, consolidação, reclassificação ou qualquer outra modificação com relação às ações subordinadas com direito a voto Classe B; alterar o DSUP de 2010 ou o Plano de Opção de Compra de Ações, ou uma sentença de sua outorga para corrigir ou retificar uma ambiguidade, uma disposição deficiente ou inaplicável, um erro ou uma omissão; e alterar uma disposição do DSUP de 2010 ou do Plano de Opção de Compra de Ações relacionado aos aspectos administrativos ou técnicos do plano.


No entanto, não obstante o acima exposto, as seguintes emendas devem ser aprovadas pelos acionistas da Corporação:


1. No caso do Plano de Opção de Compra de Ações ou de opções em aberto:


uma emenda que permita a emissão de ações com direito a voto com subordinação Classe B a um optionee sem o pagamento de uma contraprestação em dinheiro, a menos que tenha sido feita uma dedução total das ações subordinadas com direito a voto subordinadas subjacentes do número de ações subordinadas com direito a voto da Classe B emissão no âmbito do Plano de Opção de Compra de Ações; uma redução no preço de compra das ações subordinadas com direito a voto Classe B em relação a qualquer opção ou uma extensão da data de expiração de qualquer opção além dos períodos de exercício previstos pelo Plano de Opção de Compra de Ações; a inclusão, de forma discricionária, de diretores não funcionários da Companhia como participantes do Plano de Opção de Compra de Ações; uma emenda que permita a opção de transferir opções que não sejam por vontade ou de acordo com as leis de sucessão; o cancelamento de opções com o objetivo de emitir novas opções; a concessão de assistência financeira para o exercício de opções; aumento no número de ações subordinadas com direito a voto Classe B, reservadas para emissão de acordo com o Plano de Opção de Compra de Ações; e qualquer alteração no método para determinar o preço de compra das ações subordinadas com direito a voto Classe B, em relação a qualquer opção.


2. No caso do DSUP de 2010 ou DSUs concedidos sob o mesmo:


Uma emenda permitindo que um participante transfira DSUs, exceto por vontade ou de acordo com as leis de sucessão; e Um aumento no número de ações subordinadas com direito a voto de classe B reservadas para a emissão sob o DSUP de 2010.


Em 4 de agosto de 2016, o Conselho de Administração aprovou algumas alterações no Plano de Opção, cujas alterações foram aprovadas pelo TSX, mas não estavam sujeitas à aprovação dos acionistas, de acordo com as disposições modificativas do Plano de Opção de Compra de Ações. Especificamente, essas alterações incluem.


alterações no período durante o qual as opções podem ser exercidas, extintas e canceladas em caso de morte de um participante, sem qualquer extensão do prazo original das opções de ações (as “Mudanças no POP”), e em reconhecimento ao Presidente e O trabalho dedicado do Diretor-Presidente e esforços contínuos para o sucesso da Corporação e a execução de seu atual plano de transformação, alterações feitas nos períodos durante os quais e as condições em que as opções de ações individuais são detidas ou já aprovadas para concessão à Companhia. O Presidente e Diretor Presidente, Sr. Alain Bellemare, pode ser exercido, cancelado e ajustado em determinadas circunstâncias após a cessação de seu emprego, sem qualquer extensão do prazo original de opções de ações (o “CEO Changes” e, juntamente com o SOP Changes, the “Amendments”).


As alterações do POP serão aplicadas a novas outorgas de opções de ações, bem como opções de ações previamente concedidas no âmbito do Plano de Opção de Compra de Ações, na medida em que tais opções não tenham sido integralmente exercidas e ainda estejam pendentes. As alterações foram refletidas na página “Disposições de Terminação e Mudança de Controle”.


Proibição de cobertura.


O Código de Ética estabelece as seguintes restrições à negociação de quaisquer valores mobiliários da Bombardier:


os funcionários não devem se envolver em atividades de hedge ou em qualquer forma de transações de opções negociadas publicamente em títulos da Bombardier, ou qualquer outra forma de derivativos relacionados às ações da Bombardier, incluindo “puts” e “calls”; e os funcionários não devem vender títulos da Bombardier que não possuem (venda a descoberto).


O Plano de Opção de Compra de Ações também prevê que os opcionais não podem entrar em qualquer transação de monitização ou outros procedimentos de hedge.


Diretrizes de propriedade de ações.


A Bombardier adotou as Diretrizes de Propriedade de Ações (SOG) para que os executivos vinculem seus interesses aos interesses dos acionistas. Os requisitos SOG aplicam-se ao seguinte grupo de executivos:


o Presidente Executivo do Conselho de Administração; o Presidente e o Diretor Executivo; o presidente dos segmentos de negócios; o vice-presidente de desenvolvimento de produto e engenheiro chefe da Aerospace; e os executivos sobre determinadas classes salariais se reportando diretamente ao Presidente e ao CEO, aos Presidentes dos segmentos de negócios e ao Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produto e Engenheiro Chefe, aeroespacial, conforme o caso, e que são membros de suas equipes de liderança .


Cada um desses executivos é obrigado a construir e manter uma carteira de ações Classe A ou ações ordinárias subordinadas Classe B com um valor igual a pelo menos o múltiplo aplicável de seu salário base. Consequentemente, um valor igual a pelo menos cinco vezes o seu salário base é requerido para o Presidente Executivo do Conselho de Administração e Presidente e Diretor Executivo, três vezes seu salário base para os Presidentes dos segmentos de negócios e duas a três vezes sua base salário para outros executivos, dependendo do grau salarial. O valor da carteira é determinado com base no maior valor no momento da aquisição ou no valor de mercado das ações da Bombardier realizadas em 31 de dezembro de cada ano civil.


Para fins de avaliação do nível de propriedade, a Bombardier inclui o valor das ações detidas mais os DSUs adquiridos e as RSUs outorgadas líquidas dos impostos estimados.


Como as ações da Bombardier são negociadas apenas em dólares canadenses, o salário base real é usado no mesmo nível para executivos pagos em dólares canadenses ou americanos. Para executivos pagos em outras moedas, o salário base no ponto médio da escala salarial canadense para sua posição equivalente no Canadá é usado como base para determinar sua meta de propriedade de ações.


Não há período prescrito para atingir a meta de propriedade de ações. No entanto, os executivos não podem vender ações adquiridas por meio da liquidação de RSUs / PSUs ou exercício de opções de compra de ações concedidas em junho de 2009 ou depois de ficarem sujeitas ao SOG até atingirem sua meta individual, exceto para cobrir o custo de adquirir as ações e os impostos aplicáveis.


Stock Options For Dummies Cheat Sheet.


Se as opções de ações fizerem parte do seu pacote de remuneração & # 8212; ou poderia estar em um novo emprego & # 8212; você, como investidor, deve fazer algumas perguntas sobre o plano de opção da empresa para que você saiba o que está acontecendo. E porque o valor de suas opções está ligado a quão bem (ou mal) uma empresa está gerenciado, você pode se beneficiar conhecendo os sinais de que os valores de suas ações podem estar subindo ou descendo. A Internet oferece um site ou dois que podem ajudá-lo a aumentar seu conhecimento sobre as opções de ações em geral e sobre as perspectivas da sua empresa em particular.


Perguntas a fazer antes de aceitar uma oferta de emprego com opções de ações.


Seu potencial novo trabalho inclui opções de ações como parte do seu pacote de remuneração. Antes de assumir que ter um interesse financeiro em sua nova empresa é algo positivo, faça as seguintes perguntas ao seu novo empregador:


Uma grande pergunta: quantas ações? Qual é o preço de exercício? E qual é o cronograma de aquisição?


Que tipo de opções de ações & # 8212; incentivo, não qualificado, ou uma combinação de ambos?


Por favor, posso ver uma cópia do contrato de opção de compra de ações que eu pedirei para assinar?


Também posso ver uma cópia do documento do plano de opção de compra de ações da empresa?


Houve alguma alteração no plano de opções de ações da sua empresa nos últimos 12 a 18 meses?


(Se você está considerando uma empresa antes de sua oferta pública inicial, ou IPO) Qual é a data ou período planejado atualmente para um IPO?


Qual porcentagem da propriedade total da empresa as ações da minha opção de ações representam?


Quando posso antecipar receber outra concessão de opção de compra de ações, e sob quais circunstâncias (Uma concessão anual? Quando eu for promovida? Como um bônus? Baseado em mérito?)


(Se você está considerando uma empresa que já é negociada publicamente) Qual tem sido a estabilidade dos funcionários que têm grandes ganhos com opções de ações? # 8212; mais ficou ou mudou-se?


Há alguma implicação fiscal agora para minha concessão de opções de ações?


Assina o valor de suas opções de ações poderia estar em apuros.


Você pode não pensar em suas opções de ações e seu valor com muita frequência, mas vale a pena prestar atenção nos indicadores da lista a seguir. Se a empresa estiver mal administrada, o valor de suas opções de ações pode cair para baixo. Preste atenção a esses sinais de declínio do valor da opção de ações e aja de acordo:


Uma equipe de gerenciamento de porta giratória.


Um Conselho de Administração desinteressado, dominado por amigos e investidores.


Um grande salto nas taxas de rotatividade.


Síndrome dos óculos cor-de-rosa.


Altos níveis de insatisfação do cliente.


Sistemas internos e infraestrutura inadequados.


Comunicação inconsistente da gerência.


Conversa aberta entre empregados sobre partir.


Uma sensação geral de pânico.


Assina o valor de suas opções de ações poderia crescer.


O valor de suas opções de ações pode flutuar e, muitas vezes, o valor está diretamente ligado a quão bem a empresa é administrada. As qualidades na lista a seguir são sinais de que suas opções de ações podem estar crescendo em valor:


Uma empresa em constante crescimento.


Uma equipe de gestão altamente qualificada e motivada.


Um Conselho de Administração ativo e interessado.


Baixas taxas de rotatividade de funcionários.


Produtos ou serviços líderes de mercado.


Voltando, clientes felizes.


Infraestrutura sólida e funcional.


Programas completos de treinamento para novos funcionários.


Sites de Opções de Ações.


Se parte do seu pacote de remuneração incluir opções de ações, confira os links para os sites na lista a seguir. Esses sites oferecem informações sobre investimentos em planos de propriedade de ações de funcionários e muitos links para outras informações sobre opções de ações.


Conselho de Administração - B de D.


O que é um 'Conselho de Administração - B de D'


Um conselho de administração (B de D) é um grupo de pessoas eleitas para representar os acionistas. O mandato de um conselho é estabelecer políticas para a gestão corporativa e tomar decisões sobre os principais problemas da empresa. Toda empresa pública deve ter um conselho de administração. Algumas organizações privadas e sem fins lucrativos também têm um conselho de administração.


QUEBRANDO PARA BAIXO 'Conselho de Administração - B de D'


Em geral, a diretoria toma decisões como fiduciárias em nome dos acionistas. As questões que se enquadram no âmbito de uma diretoria incluem a contratação e demissão de executivos, políticas de dividendos, políticas de opções e remuneração de executivos. Além desses deveres, um conselho de administração é responsável por ajudar uma empresa a estabelecer metas abrangentes, apoiar funções executivas e garantir que a empresa tenha recursos adequados e bem gerenciados à sua disposição.


Estrutura Geral da Diretoria.


A estrutura e os poderes de um Conselho são determinados pelo estatuto de uma organização. O estatuto pode definir o número de membros da diretoria, a maneira pela qual a diretoria é eleita (por exemplo, pelo voto dos acionistas em uma reunião anual) e com que frequência a diretoria se reúne. Embora não haja um número definido de membros para um Conselho, a maioria varia de 3 a 31 membros. Alguns analistas acreditam que o tamanho ideal é sete.


O conselho de administração deve ser uma representação dos interesses da administração e dos acionistas e consistir de membros internos e externos.


Um diretor interno é um membro que tem em mente o interesse dos principais acionistas, executivos e funcionários, e cuja experiência dentro da empresa agrega valor. Um diretor insider não é compensado, mas muitas vezes já são executivos de nível C, acionistas majoritários ou partes interessadas, como representantes de sindicatos.


Diretores independentes ou "externos" não estão envolvidos no funcionamento interno da empresa. Esses membros são reembolsados ​​e geralmente recebem um pagamento adicional por participar de reuniões. Idealmente, um diretor externo traz uma visão objetiva da definição de metas e da resolução de qualquer disputa da empresa. Considera-se crítico encontrar um equilíbrio entre diretores internos e externos em uma diretoria.


Estrutura do conselho pode diferir ligeiramente nas configurações internacionais. Em alguns países da E. U. e a governança corporativa da Ásia é dividida em dois níveis: um conselho executivo e um conselho de supervisão. O conselho executivo consiste de membros eleitos pelos funcionários e acionistas e é dirigido pelo CEO ou diretor executivo. Este conselho é responsável pelas operações diárias da empresa. O conselho de supervisão é presidido por alguém que não seja o diretor executivo e se preocupa com questões mais próximas daquelas com as quais um conselho dos EUA lidaria.


Métodos de eleição e remoção dos membros do conselho.


Embora os membros do conselho de administração sejam eleitos pelos acionistas, os indicados para nomeação são decididos por um comitê de nomeação. Em 2002, a NYSE e a NASDAQ exigiram que o comitê de nomeação consistisse de conselheiros independentes. Idealmente, os termos dos diretores são escalonados para garantir que apenas alguns diretores estejam à altura de um determinado ano.


Remoção por resolução em uma reunião geral pode apresentar desafios. A maioria dos estatutos permite que um diretor revise uma cópia de uma proposta de remoção e, em seguida, responda a ela em uma reunião aberta, aumentando a possibilidade de uma divisão desagradável. Além disso, muitos contratos de diretores incluem um desestímulo à demissão - uma cláusula de pára-quedas de ouro que exige que a corporação pague ao diretor um bônus ao ser liberado.


Quebrar regras fundamentais pode levar à expulsão de um diretor. Estes incluem mas não estão limitados a:


Usando poderes de direção para algo diferente do benefício financeiro da corporação; Usando informações proprietárias para lucro pessoal; Fazer acordos com terceiros para influenciar a votação em uma reunião do conselho; e participar de transações com a corporação que resultem em um conflito de interesse.


Além disso, alguns conselhos corporativos têm condições de servir protocolos.

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